O que são e como funcionam os certificados digitais

O que são e como funcionam os certificados digitais

Os certificados SSL, também conhecidos como certificados digitais, são usados para estabelecer uma conexão segura entre o navegador do usuário e o servidor de um website. A conexão SSL protege as informações sensíveis dos usuários, como dados de cartão de crédito, e-mail e endereço. Em outras palavras, os certificados digitais permitem que a “conversa” entre o navegador e o servidor do website seja mantida em sigilo.

Como o Certificado SSL Funciona

Para atingir essa segurança, os certificados SSL fazem uso da criptografia HTTPS. A criptografia funciona de uma forma aparentemente simples. Quando o usuários realiza o envio das informações digitadas na página, estas são automaticamente convertidas em uma sequência aleatória de números e letras. Como a informação passa por diversos computadores até chegar ao seu destino, isso permite que os dados do usuário trafeguem em segurança, sem o risco de serem interceptados e usados para fins maliciosos. Chegando ao servidor de destino, só então a informação será convertida para o seu formato original e utilizada para os fins desejados.

Por Que Instalar um Certificado SSL

Além de garantir a segurança das informações trocadas entre os visitantes e o servidor do website, os certificados digitais oferecem ainda outros benefícios. Ao identificar o seu website como confiável, ele impede que outras pessoas tentem se passar pela sua organização através da prática de phishing, por exemplo.

Outro benefício que deve ser mencionado é o aumento da sensação de confiança nos visitantes. Grande parte dos usuários da internet sabem reconhecer os websites que contam com a certificação digital, representada por um pequeno ícone de cadeado próximo à barra de endereços.

cadeado

Outro aspecto de peso é o fato da Google privilegiar os websites que contam com certificação SSL em seu mecanismo de buscas. Essa é uma mudança recente no algoritmo que administra o ranking das páginas nos resultados das pesquisas, visando promover o acesso às páginas que além de oferecerem conteúdo de qualidade, demonstram uma preocupação com a segurança dos visitantes.

Como Adquirir um Certificado SSL

Os certificados SSL são emitidos por organizações autorizadas, empresas que são responsáveis pela verificação da identidade e legitimidade daqueles interessados em adquirir um certificado.

O processo de autenticação é bastante simples, e o custo é bastante acessível. Basta solicitar a instalação do certificado junto à uma empresa credenciada, como a 1&1, por exemplo, e fornecer as informações que serão solicitadas. Todo o processo de autenticação costuma levar menos de 48 horas.

A instalação de um certificado SSL é extremamente importante em websites que lidem com informações confidenciais. O uso próprio da certificação digital ajuda a proteger tanto os visitantes quanto os administradores do website, e é uma ferramenta importante em um meio em que a confiança é essencial para o sucesso.

Informações via assessoria de imprensa
Anterior Sorteio Tour do Vinho | Pretinho Nada Básico
Próxima Entrevista: Intervenções urbanas como mobilização social

Pin It on Pinterest

Share This