Influenciadores, engajamento e quebra de paradigmas no youPIX Con – por Andressa Griffante

Influenciadores, engajamento e quebra de paradigmas no youPIX Con – por Andressa Griffante

Por Andressa Griffante

Já estava em tempo de eu escrever este artigo sobre a quebra de paradigmas promovida pelos influenciadores no mercado de Comunicação e Marketing. Demorou, mas minha estreia acontece em grande estilo, logo após o youPIX Con – maior evento dedicado a este debate, realizado em São Paulo no dia 28 de setembro, do qual tive o prazer de acompanhar de perto. Ainda com as informações da conferência fervilhando na minha cabeça, elenquei as principais questões levantadas por lá – por representantes de gigantes como Facebook, Google, Globo, Folha de São Paulo, Twitter, e muitos outros – neste post!

Agora me aprofundo em um dos principais dados compartilhados durante o evento, coletados a partir da pesquisa inédita sobre influencers market (realizada pelo youPIX em parceria com GFK e Airstrip): o fato de que um número grande de audiência revela também um número mais alto de dispersões, ou seja, quanto mais Alfa for o influenciador, quanto maior a quantidade de seguidores, mais pessoas ele não irá engajar. Isso mesmo. Existem influenciadores inclusive nem querendo que seu número de seguidores aumente muito! Eles preferem ter um número médio, nem tão baixo e nem tão alto, e continuar sendo relevantes, influentes e autoridades dentro de sua comunidade de followers.

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Pesquisa Influencers Market 2016

A interação e conexão que o influenciador exerce com seu público é característica principal e determinante para seu sucesso e continuidade dentro deste mercado.

Trazendo pra nossa realidade, no Rio Grande do Sul e em nossa rede, RSbloggers, temos muitos exemplos disso. Influencers que possuem um poder enorme de engajamento junto de seu público, promovem encontros com leitoras, dialogam com sua região, estão próximas virtualmente, mas também presencialmente de quem as lê ou assiste seus vídeos. Será que o caminho ainda é o de buscar mais e mais seguidores, sabendo que quanto mais abrangente for sua atuação, mais difícil será de encontrar, conversar e interagir com todas estas pessoas?

Fica a reflexão sobre o tema, tentando sublinhar a importância do engajamento em detrimento do número de seguidores. A interação e conexão que o influenciador exerce com seu público é característica principal e determinante para seu sucesso e continuidade dentro deste mercado. É o que as agências de marketing e empresários estão aos poucos se dando conta por aqui. E quanto maior o entendimento deste universo por parte dos próprios influenciadores, mais esta indústria se qualifica e mais as marcas irão aprimorar seu olhar com relação a estes criadores de conteúdo na internet.

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Pesquisa Influencers Market 2016

A pesquisa na íntegra está disponível neste link e demais pontos dela serão abordados em novos textos meus por aqui! Afinal, são muitas transformações e paradigmas sendo execrados aos poucos, para o bem de todos nós que ansiamos por um mundo com conteúdo melhor, apaixonado e verdadeiro!

 

perfil_recorte_bymorganamazzon*Andressa Griffante é empreendedora digital e gestora da rede RSbloggers, maior e mais diversa network de influenciadores digitais do Estado. Formada em Jornalismo pela PUCRS também realiza o Encontro de Influenciadores Digitais RS e ministra oficina Profissão: Blogger, da Metamorfose Cursos. É uma entusiasta das novas mídias e do marketing digital.

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