Voluntariado e criatividade em ações criadas por Escala e Smile Flame para Unisinos

Voluntariado e criatividade em ações criadas por Escala e Smile Flame para Unisinos

Todos os anos a Unisinos abre suas portas para receber estudantes de Ensino Médio interessados em conhecer seus cursos, estrutura e conversar sobre as mais diversas profissões. Assim nasceu o Conecta, que, em 2017, ganha um novo enfoque: proporcionar a interação no ambiente acadêmico por meio do desenvolvimento de soluções para problemas da cidade, do planejamento à execução dos projetos.

Com o conceito “Deixe as ideias guiarem você”, que norteia a estratégia de comunicação desenvolvida pela Escala para a Unisinos, as ações planejadas pela Smile Flame dão o tom do evento neste ano. Uma experiência diferente para mais de mil estudantes conhecerem as diferentes profissões, suas aplicabilidades e ferramentas, colocando-os em contato com a realidade do mercado em prol de melhorias para a Capital.

Os alunos desenvolverão diferentes atividades sob os motes estrutural, cultural e social no HACKLAB – uma maratona de programação na qual um grupo de 60 jovens terá 19 horas para criar uma plataforma de impacto positivo na sociedade –; o HACKYOU – uma websérie com histórias reais sobre a jornada dos vestibulandos –; o HACKSTREET – workshops nos quais os estudantes desenvolverão uma ação de intervenção urbana para as duas cidades –; e o HACKMIMIMI – um mutirão que sairá da Unisinos para transformar um pouco da cidade executando o projeto. Todas elas apresentam o mesmo propósito: de que forma podemos pensar em melhorar a nossa cidade e promover um impacto positivo na comunidade que nos cerca.

A fim de dar mais força e disseminar o projeto Conecta 2017, a Escala desenvolveu conteúdo patrocinado para a estratégia de divulgação on real time das diferentes ações que acontecerão, nas redes sociais da Unisinos, sua principal plataforma. A comunidade poderá seguir a maratona do HACKLAB – do planejamento ao desenvolvimento –, por meio de fotos e vídeos que serão publicados no Instagram Stories; e poderão acompanhar o brainstorm do HACKSTREET pelo Live do Facebook. O HACKYOU será uma websérie que contará os principais dilemas dos jovens vestibulandos e o HACKMIMIMI será filmado e se tornará vídeo-case para ser trabalhado junto ao público-alvo ao longo do ano.

bancos-entrada-campus-poa
O Conecta Unisinos 2017 acontecerá nos dias 7 e 8 de julho, no novo Campus Porto Alegre. Mais informações: http://www.unisinos.br/vestibular/unisinos-conecta/unisinos-conecta.

Saiba mais sobre cada atividade:

O HACKLAB é uma maratona de programação na qual um grupo de 60 jovens terá 19 horas para criar uma plataforma de impacto positivo na sociedade, com auxílio de profissionais do mercado e egressos de Design e Programação da Unisinos. Os alunos serão divididos em seis grupos a fim de trabalharem cada perspectiva do projeto, de acordo com as áreas de ensino da Unisinos: Direito, Gestão e Negócios, Politécnica, Humanidades, Saúde, Indústria Criativa. As plataformas geradas nessa oficina serão hospedadas em um site, ligado ao Conecta, onde a comunidade poderá ter acesso e se beneficiar das soluções encontradas e feitas pelos grupos.

O HACKSTREET consiste em quatro workshops (dois em Porto Alegre e dois em São Leopoldo) quando os estudantes desenvolverão uma ação de intervenção urbana para as duas cidades. Utilizando técnicas de design thinking, pensarão em alternativas para dois problemas que serão dados pela organização do evento. Com o apoio dos alunos de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos, criarão as ações que mesclem o lado social, cultural e estrutural da ideia. Ao final do Conecta, apresentarão e votarão na melhor ideia. O projeto mais votado no HACKSTREET irá para a rua no HACKMIMIMI. Em agosto, um mutirão sairá da Unisinos para transformar um pouco da cidade executando o projeto.

O HACKYOU será uma websérie com histórias reais sobre a jornada dos vestibulandos. Serão dicas e relatos para ajudar os alunos do Ensino Médio a atravessarem e reinventarem de forma divertida a maneira como se relacionam com todo o processo do vestibular.

Anterior RSbloggers lança dois projetos ligados à educação digital
Próxima Ideias divertidas para plaquinhas | Vai Ter Festa Sim

Pin It on Pinterest

Share This